Os animais de estimação fazem parte de muitas famílias. Cães e gatos não apenas fornecem companhia, mas também desempenham um papel vital no bem-estar emocional de seus donos. Mas, assim como os humanos, os animais de estimação também podem sofrer de ansiedade, o que pode afetar sua qualidade de vida e bem-estar. Vamos entender como a ansiedade afeta os pets, suas causas, sintomas e, mais importante, como prevenir e aliviar essa condição.
O Que É Ansiedade em Pets?
A ansiedade em animais de estimação refere-se a um estado emocional de apreensão, medo ou estresse em resposta a estímulos internos ou externos. Pode se manifestar de várias formas e graus de intensidade, dependendo do animal e da situação. Os pets podem sofrer de diferentes tipos de ansiedade, incluindo:
- Ansiedade de Separação: É a ansiedade que ocorre quando o animal se sente estressado ou preocupado quando seu dono se afasta. Isso pode resultar em comportamentos destrutivos, latidos excessivos, ou até mesmo eliminação inadequada.
- Fobias: Alguns animais de estimação podem desenvolver fobias a barulhos altos (como fogos de artifício ou trovões), a certos objetos ou a pessoas desconhecidas.
- Ansiedade Social: Isso ocorre quando os animais têm medo de outros animais ou de pessoas, tornando-os tímidos ou agressivos em situações sociais.
- Ansiedade Generalizada: Pode ocorrer sem uma causa específica aparente e pode se manifestar em uma variedade de comportamentos, como inquietação, agitação e vocalização excessiva.
Prevenção e Alívio da Ansiedade em Pets
Dr. Gustavo Drummond (CRMV: 5372), médico veterinário da Petner, startup de planos de cuidado para pets, dá dicas valiosas sobre prevenção e alívio da ansiedade em pets:
“A ansiedade em pets, mesmo que algo comum na vida dos nossos amiguinhos, pode ser tratada. É de extrema importância criar uma rotina saudável com seu pet, com alimentação adequada, passeios e socialização, que são formas de exercitar a mente e o corpo deles. Outra dica valiosa é não expor o pet a situações de estresse extremo que o retirem da sua zona de conforto e do ambiente que estão acostumados.” Explica o doutor. “Por isso, o uso da telemedicina, consultas e orientações realizadas de forma remota, estão cada vez mais presentes na rotina do tutor e do pet, pois geram conforto e reduzem os sintomas da ansiedade.”
A saúde preventiva com acompanhamento veterinário são fundamentais para o cuidado da saúde mental do seu amiguinho. Com ela, os riscos do seu pet desenvolver qualquer fobia ou ansiedade são minimizadas. Empresas como a Petner contam com um grupo de profissionais aptos a esclarecer questionamentos e oferecer um atendimento de qualidade sem retirar seu pet do conforto do seu lar.
A ansiedade em pets é uma preocupação válida para muitos donos de animais de estimação. Lembre-se de que cada animal é único, portanto, a Petner possui serviços personalizados que atendem às necessidades específicas do seu pet. Com atenção, cuidados e as estratégias adequadas, é possível prevenir, aliviar e ajudar seus amigos de 4 patas a levar uma vida feliz e saudável.
Venha esclarecer mais dúvidas com nosso material aqui na Petner.
Resp. Técnico – Gustavo Drummond – CRMV – RJ – 5372